Trump diz que Fed é culpado por índices industriais baixos

80

Porto Alegre, 1o de outubro de 2019 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a falta de cortes maiores na taxa básica de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) afetou negativamente o setor industrial norte-americano, resultando no baixo índice Instituto de Gerência e Oferta (ISM, na sigla em inglês) divulgado há pouco.

“Como eu previ, Jay Powell [o presidente do Fed] e o Fed permitiram que o dólar ficasse tão forte, especialmente em relação a todas as outras moedas, que nossas indústrias estão sendo negativamente afetadas”, escreveu Trump em mensagem no Twitter.

“A taxa do Fed está alta demais. Eles são seus próprios inimigos, não têm noção nenhuma. Patético!”, concluiu o presidente.

O indicador ISM, que mede a atividade industrial do país, veio mais baixo do que o esperado: caiu para 47,8 pontos em setembro, de 49,1 pontos em agosto. Analistas previam uma alta para 50,2 pontos.

Na leitura do indicador, números acima de 50 indicam expansão da atividade, enquanto números menores sugerem contração. O nível atingido em setembro é o mais baixo já registrado desde junho de 2009, o que preocupa o mercado diante da expectativa de uma recessão próxima.

As informações são da Agência CMA.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2019 – Grupo CMA