PIB anual da China sobe 6% no 3º trimestre, menor nível em 27 anos

89

     Porto Alegre, 18 de outubro de 2019 – O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,0% no terceiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2018, seu menor nível desde o primeiro trimestre de 1992, após a alta de 6,2% no segundo trimestre. Os dados são do departamento oficial de estatísticas do país.

     O crescimento do PIB chinês veio abaixo da projeção dos analistas, que esperavam alta de 6,1%. A meta do governo é manter o crescimento entre 6% e 6,5% em 2019. Em base trimestral, o PIB da China aumentou 1,5% no terceiro trimestre.

     “Desde o início deste ano, o crescimento da economia mundial e do comércio internacional está desacelerando, e a pressão descendente sobre a economia doméstica é relativamente grande”, disse o porta-voz do escritório de estatísticas, Mao Shengyong, em coletiva de imprensa.

     A China está em meio a uma disputa comercial com os Estados Unidos, o que tem contribuído para a desaceleração econômica do país. Segundo o porta-voz, porém, o governo central emitiu uma série de políticas de ajuste anticíclico, que resistiram melhor à pressão negativa da economia. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2019 – Grupo CMA