Liu He teve conversa com Lighthizer e Mnuchin sobre acordo comercial

90

     São Paulo, 26 de novembro de 2019 – O vice-premiê chinês e líder das negociações com os Estados Unidos, Liu He, conversou por telefone com o representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro do país, Steve Mnuchin, sobre “as principais preocupações” envolvendo o acordo comercial entre os dois países.

     “Os dois lados discutiram como resolver as principais preocupações um do outro, chegaram a alguns consensos sobre como solucionar problemas relacionados e concordaram em manter comunicação sobre questões ainda pendentes nas negociações do acordo de primeira fase”, afirma o ministério do Comércio da China em comunicado publicado em seu site.

     Segundo o órgão, o ministro do Comércio, Zhong Shan, o presidente do Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país), Yi Gang, e o vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Ning Jizheng, estavam presentes durante o telefonema.

     As conversas ocorrem faltando pouco mais de duas semanas para o aumento de tarifas entre os dois países programado para o dia 15 de dezembro. A China argumenta que deseja a suspensão de todas as taxas assim que o primeiro acordo for assinado, mas o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou que tal condição seria atendida, apesar de dizer que as conversas entre as duas nações estão “indo bem”.

     As informações são da agência CMA.

Copyright 2019 – Grupo CMA