EUA diz que negociações comerciais com China estão em fase final

102

     Porto Alegre, 27 de novembro de 2019 – O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país está na “fase final” de negociações comerciais com a China, e que está acompanhando a situação em Hong Kong, onde protestos pró-democracia acontecem há cerca de cinco meses.

     Falando a repórteres ontem na Casa Branca, ao ser questionado se tem uma mensagem para a população de Hong Kong, Trump afirmou: “Estamos com eles. Eu tenho um relacionamento muito bom, como vocês sabem, com o presidente Xi (Jinping, da China).”

     “Estamos na fase final de um acordo muito importante, acho que você poderia dizer que um dos acordos mais importantes do comércio de todos os tempos. Está indo muito bem mas, ao mesmo tempo, queremos que tudo corra bem em Hong Kong. Acho que o presidente Xi pode fazer isso acontecer. Eu conheço ele, eu sei que ele gostaria de fazer isso acontecer”, afirmou Trump.

     Os comentários vêm em meio a preocupações de que o apoio dos Estados Unidos aos protestos pró-democracia em Hong Kong atrapalhem as negociações comerciais entre pequim e Washington.

     O Ministério do Comércio da China disse ontem, em comunicado, que o vice-premiê chinês Liu He conversou ao telefone com representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro do país, Steve Mnuchin, sobre “as principais preocupações” comerciais dos dois países. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2019 – Grupo CMA