EUA têm situação muito injusta no comércio com a UE, diz Trump

82

     Porto Alegre, 3 de dezembro de 2019 – O presidente norte-americano, Donald Trump, sinalizou que pode adotar tarifas sobre produtos fabricados na Europa ao criticar o comércio com a União Europeia (UE) durante entrevista conjunta com o presidente francês, Emmanuel Macron.

     Segundo Trump, a relação comercial entre Estados Unidos e França é intensa, com poucas disputas, mas o mesmo não acontece com a União Europeia. “A UE é muito forte em barreiras comerciais, especialmente a produtos agrícolas norte-americanos. Não podemos deixar que produtos europeus entrem livremente no mercado norte-americano. Não seria justo”, disse.

     A declaração acontece um dia depois que uma investigação da Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou que a ajuda do bloco europeu à Airbus prejudicou a indústria norte-americana. Ontem, o escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) informou que o país estuda impor sobretaxas a produtos europeus após a decisão da OMC.

     “A UE obtém vantagens comerciais sobre os Estados Unidos e isso não é justo. Podemos fazer um acordo com a UE ou resolver isso instantaneamente”, disse Trump, sugerindo que poderia adotar tarifas sobre produtos europeus. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2019 – Grupo CMA