PIB do Reino Unido no 3º trimestre sobe 0,4% ante 2º

537

Porto Alegre, 20 de dezembro de 2019 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no terceiro trimestre de 2019 subiu 0,4% na comparação com os três meses anteriores e aumentou 1,1% em relação ao terceiro trimestre de 2018, segundo dados revisados publicados pelo departamento nacional de estatísticas.

 

Os dados revisam para cima a leitura anterior, que havia mostrado alta de 0,3% em base trimestral e avanço de 1,0% em base anual. No segundo trimestre deste ano, a economia britânica havia caído 0,2% ante o trimestre anterior e crescido 1,2% ante o mesmo período de 2018.

 

A produção industrial subiu 0,1% no terceiro trimestre em base trimestral (revisão de +0,1 ponto percentual), após a queda de 1,7% no segundo trimestre. No setor manufatureiro, houve alta de 0,1% (revisão de +0,1 pp), após a queda de 2,6% no trimestre anterior.

 

O setor de serviços, por sua vez, teve a maior contribuição positiva para o crescimento do PIB britânico, e avançou 0,5% em relação aos três meses anteriores (revisão de +0,1 pp), após a alta de 0,2% no segundo trimestre.

 

Em base anual, contribuíram positivamente para o avanço do PIB no terceiro trimestre o consumo privado e a balança comercial, enquanto os gastos do governo e a formação bruta de capital contribuíram negativamente. As informações são da Agência CMA.

 

Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

 

Copyright 2019 – Grupo CMA