Café cai mais de 4% em NY com realização de lucros

546

     Porto Alegre, 23 de dezembro de 2019 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta sexta-feira com preços acentuadamente mais baixos.

     O mercado voltou a despencar testando níveis mais baixos, dando sequência a movimentos de realização de lucros de fundos e especuladores, com ajustes técnicos após as recentes altas.

     Apesar deste novo tombo, os futuros do café arábica seguem cerca de 5% acima dos níveis vistos no início de dezembro, e acumulam ganhos de 24% quarto trimestre.

     Conforme operadores ouvidos pela Dow Jones, apesar de aparentemente terem tocado em um topo, é improvável que as cotações voltem a testar a linha dos 90 centavos de dólar por libra-peso e, pelo contrário, deverão se fortalecer novamente em 2020. A América Central apresenta escassez de oferta neste momento, assim como o Brasil, situação que deve permanecer ou até mesmo se acentuar nos próximos seis meses, antes que as respectivas safras tenham início.

     Os contratos com entrega em março/2020 fecharam o dia a 125,30 centavos de dólar por libra-peso, com queda de 5,40 centavos, ou de 4,13%. Maio/2020 fechou a 127,50 cents, com baixa de 5,45 centavos, ou de 4,1%.

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2019 – Grupo CMA