Vice-premiê chinês assinará acordo comercial com EUA na semana que vem

540


     São Paulo, 9 de janeiro de 2020 – O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, vai à Washington assinar a primeira fase do acordo comercial com os Estados Unidos na próxima semana, disse o porta-voz no Ministério de Comércio chinês, Gao Feng, em coletiva de imprensa.

     “A convite dos Estados Unidos, o vice-primeiro-ministro e membro do Comitê Executivo do Partido Comunista da China, Liu He, liderará uma delegação que visitará Washington, de 13 a 15 deste mês, para assinar o acordo econômico e comercial da primeira fase com os Estados Unidos”, disse Gao.

     “As equipes de ambas as partes estão em estreita comunicação sobre as providências específicas para a assinatura do acordo”, afirmou o porta-voz, acrescentando que não tem mais informações sobre as negociações para a segunda fase do acordo comercial.

     O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia anunciado que a assinatura da fase um do acordo seria realizada no dia 15 de dezembro, na Casa Branca. “Após essa data, irei à Pequim, onde as negociações começarão para a fase dois”, disse ele, no Twitter, no dia 31 de dezembro.

     Os Estados Unidos e a China anunciaram a conclusão da primeira fase do acordo comercial no dia 13 de dezembro. O pacto inclui a suspensão gradual ou redução de algumas tarifas norte-americanas aplicadas a produtos importados chineses.

     Já Pequim se comprometeu a comprar ao menos US$ 40 bilhões em produtos agrícolas dos Estados Unidos, além de se absterá de desvalorizações competitivas do iuane e de apertar regras de propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

     As informações são da agência CMA.

Copyright 2020 – Grupo CMA