EUA declara apoio à entrada do Brasil na OCDE

572

     Porto Alegre, 15 de janeiro de 2020 – Os Estados Unidos declararam apoio à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e disse que a candidatura brasileira será prioridade do departamento de Estado norte-americano dentro do grupo.

     Segundo nota divulgada pela embaixada norte-americana, a decisão é o próximo passo de uma parceria firmada entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o presidente Jair Bolsonaro.

     “A Declaração Conjunta do presidente Trump e do presidente Bolsonaro, em março de 2019, claramente afirma o apoio dos Estados Unidos ao início do processo de acessão do Brasil como membro pleno da OCDE, e comemora os esforços contínuos do Brasil em relação às reformas econômicas, às melhores práticas e a um marco regulatório em linha com os padrões da OCDE”, escreveu a embaixada.

     “Nossa decisão de priorizar a candidatura do Brasil, agora, como próximo país a iniciar o processo é uma evolução natural do nosso compromisso, como reafirmado pelo secretário de Estado [Mike Pompeo] e pelo presidente Trump em outubro de 2019”, conclui o documento.

     Após o anúncio, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, disse em sua conta no Twitter que o comunicado comprovava “uma vez mais que estamos construindo uma parceria sólida com os Estados Unidos, capaz de gerar resultados de curto, médio e longo prazo, em benefício da transformação do Brasil na grande nação que sempre quisemos ser”. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA