Petrobras reduz preço da gasolina e diesel pela 4ª semana seguida

329

     Porto Alegre, 6 de fevereiro de 2020 – A Petrobras reduziu pela quarta semana seguida o preço da gasolina e do diesel nas refinarias, desta vez em 4,3% e 4,4%, respectivamente, na maior queda do ano. Além disso, a estatal baixou o preço do óleo diesel para térmicas, o S500 e o S10, em 4,4% e 4,5%.

     O último reajuste havia sido no dia 30 de janeiro, quando a empresa reduziu em 3% o preço da gasolina e o diesel.

     Desde o começo do ano, o preço do petróleo tipo Brent no mercado internacional tem sofrido grandes oscilações, desencadeadas pela tensão envolvendo Estados Unidos e Irã, após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, e agora a disseminação do coronavírus que tem gerado preocupação nos mercados globais, em função de desaceleração econômica mundial, principalmente na China, onde começou a doença.

     Os preços válidos são a média dos praticados nas 37 refinarias da Petrobras, espalhadas pelas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O repasse aos distribuidores depende de diversos fatores, entre eles margens de revendedores, mistura de biocombustíveis e impostos.

     O reajuste dos preços para baixo ou para cima leva em conta a prática de preços competitivos, como preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação, nível de participação no mercado e mecanismos de proteção via derivativos. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA