Futuros do café têm forte alta em NY com alívio no câmbio e rolagens de posição

407

    Porto Alegre, 13 de fevereiro de 2020 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica opera com cotações acentuadamente mais altas.

   Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a intensificação das operações de rolagens diante da proximidade do início do período de notificação de entregas físicas para os contratos com vencimento em março de 2020 mudou a dinâmica em Nova York. “Os primeiros contratos voltaram a trabalhar acima da linha de 100 centavos de dólar por libra. Sim, ainda não é o ideal, mas pelo menos as cotações se afastaram bem das mínimas recentes após as exageradas quedas provocadas pela epidemia de coronavírus na China”, disse.

   Já um operador do mercado de café entrevistado pela Agência SAFRAS apontou que, na quarta-feira, houve vencimento de opções, o que ajudou a “soltar o mercado”. Conforme o trader, as rolagens de março para diante seguem ocorrendo em bons volumes, e a intensidade dos ganhos do café arábica hoje é justificada por um certo alívio no câmbio, com o dólar caindo na comparação com o dólar, ao mesmo tempo que “o tamanho da alta surpreende diante das notícias negativas do dia sobre o coronavírus na China”.

    O gigante asiático é um grande importador de commodities agrícolas e o temor é que a demanda para esses produtos (incluindo o café) diminua.

    Neste momento, os contratos com entrega em março/2020 do café arábica são negociados a 102,30 centavos de dólar por libra-peso, alta de 1,65 centavo (+1,63%) ante ao fechamento anterior.

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS Copyright 2020 – Grupo CMA