Oferta de etanol cresce em plena entressafra no Centro-Sul

168

    Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2020 – O etanol produzido a partir do milho representou 94% da fabricação do biocombustível na segunda quinzena de janeiro, totalizando 95,37 milhões de litros no período, conforme relatório quinzenal divulgado pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar nesta semana. Como a quantidade de cana-de-açúcar processada pelas unidades no Centro-Sul somou apenas 86,80 mil toneladas nos primeiros quinze dias do mês, as produções de etanol de cana-de-açúcar e de açúcar foram residuais.

    O volume de etanol de cana-de-açúcar totalizou apenas 5,99 milhões de litros. Com isso, o volume total de etanol produzido na quinzena alcançou 101,36 milhões de litros (94,26 milhões de litros de etanol hidratado e 7,10 milhões de litros de etanol anidro).

    Segundo a UNICA, além da produção de etanol de milho e dos estoques nas usinas, a oferta do biocombustível na entressafra foi ampliada com a importação de 177,72 milhões de litros no mês de janeiro, de acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Line-up

     O total de navios que aguarda para embarcar açúcar nos portos brasileiros estava em 18 na semana encerrada em 12 de fevereiro, contra 14 na semana anterior (05 de fevereiro), de acordo com levantamento realizado pela agência marítima Williams Brasil. Conforme o relatório, foi agendado carregamento de 626 mil toneladas de açúcar, ante 406 mil toneladas na semana anterior.

     Pelo Porto de Santos (SP) deve ser carregada a maior parte, 535.506 toneladas, ou 86% do total. Depois aparece o porto de Paranaguá, no Paraná (90.500 toneladas – 14%). A carga de açúcar a ser exportada consiste da variedade VHP (576 mil toneladas) e Cristal B150 (50 mil toneladas). O relatório da agência leva em conta as embarcações já ancoradas, as que estão em largo esperando atracação e ainda as com previsão de chegada até o dia 27 de fevereiro.

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA