PIB da Alemanha no 4º trimestre de 2019 cresce 0,4% ante 2018

442

     Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2020 – O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha ficou estável no quarto trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário. As informações são da leitura preliminar divulgada pelo escritório oficial de estatísticas do país.

     Na comparação com o quarto trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,4%, em dados com ajuste para efeitos de calendário. Sem esses ajustes, o PIB cresceu 0,3%. No terceiro trimestre deste ano, a economia alemã havia avançado 0,2% em base trimestral, 0,6% em base anual com ajuste e 1,1% em base anual sem ajustes.

     Na comparação entre o quarto trimestre e os três meses anteriores, houve sinais mistos quanto à demanda doméstica. O consumo das famílias e do governo desaceleraram acentuadamente.

     Já formação bruta de capital fixo em máquinas e equipamentos caiu, mas em construção e outros ativos subiu.

     O comércio exterior, por sua vez, desacelerou a atividade econômica no quarto trimestre. Segundo cálculos provisórios, as exportações caíram ligeiramente, enquanto as importações de bens e serviços aumentaram. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA