Diesel terá adição de 12% de biodiesel a partir de domingo

645
Soybean field at harvest time

     Porto Alegre, 28 de fevereiro de 2020 – – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) homologou os resultados do 71º Leilão de Biodiesel (L71) na tarde desta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. Com a medida, é oficializada a mistura de 12% de biodiesel (B12) no diesel comercial que começa a chegar aos postos de gasolina a partir do próximo domingo, dia 1º de março.

    “O resultado do L71 é um passo importante que confirma a segurança do cronograma de aumento da mistura do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para que gradativamente a mistura de biodiesel atinja os 15% (B15) até 2023”, explica Daniel Furlan Amaral, economista-chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A expectativa é de entrega superior a 1,1 milhão de m³ de biodiesel para as distribuidoras ao longo dos meses de março e abril, totalizando cerca de R$ 3,4 bilhões negociados.

     “A estabilidade dos preços ao longo dos dois meses de entregas, março e abril de 2020, é resultado da estrutura sólida do sistema de comercialização de biodiesel por meio de leilões públicos. Esse modelo gera uma concorrência forte entre os participantes e elevada transparência que resulta em melhores preços para o consumidor final”, reforça Amaral.

     A previsão é que a produção de biodiesel em 2020 atinja 6,9 milhões de m³, incremento de cerca de 17% em relação ao produzido em 2019, o que deve gerar uma movimentação financeira da ordem de R$ 20 bilhões.

     As informações partem da assessoria de imprensa da Abiove.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA