PSA e Coronavírus impactam mercado global de proteínas – ABCS

436


      Porto Alegre, 10 de março de 2020 – Frente à recente disseminação dos casos de coronavírus na China e em outros países e a preocupação imediata de todos os elos do setor de proteína animal, junto aos impactos da Peste Suína Africana (PSA) já enfrentados pelo mercado global desde o ano passado , o Rabobank, instituição financeira reconhecida por realizar pesquisas no âmbito do Agronegócio, divulgou nesta semana um estudo que traz um panorama atualizado sobre os efeitos que ambas as doenças devem gerar sobre o mercado chinês este ano e o que pode impactar nas exportações do Brasil.

     Segundo a instituição, em 2020, a PSA continuará sendo a questão principal de atenção relativamente ao mercado de proteína animal no mundo e o coronavírus tem complicado esse panorama. A doença está trazendo mais incerteza e volatilidade para o mercado, afetando a produção, distribuição, consumo e comércio chineses no primeiro trimestre. No entanto, a projeção do banco é de que a doença vai estar sob controle logo no primeiro trimestre e com forte recuperação já no segundo trimestre de 2020.

     Como impactos do coronavírus na produção de suínos na China, o desacelerar após escassez de mão-de-obra e utilização total de freezers. Rabobank prevê que durante o primeiro trimestre do ano haverá fechamentos de mercado e bloqueios de estradas.

     Além disso, o reabastecimento deve ficar atrasado e a construção de novas granjas, em espera. A estimativa é de queda na produção de carne suína entre 15% e 20%. Tudo isso deve interromper o fornecimento de alimentos e o transporte de suínos vivos na China. Espera-se a recuperação do comércio no segundo trimestre. O reabastecimento, a mão de obra e transporte devem ser normalizados no segundo semestre.

     Em relação à PSA, a doença continua se dispersando pela Europa, com novos casos relatados na Grécia e outros focos próximos à fronteira da Alemanha, e Ásia, com focos mais preocupantes concentrados nas Filipinas. O potencial da PSA de impactar na produção, no comércio e no consumo se mantém ao longo de 2020.

Copyright 2020 – Grupo CMA