Opep não tem mais poder de determinar preço do petróleo – Petrobras

450

     Porto Alegre, 3 de abril de 2020 – A disputa entre Rússia e Arábia Saudita mostra que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não tem mais poder para determinar os preços do petróleo no longo prazo, disse o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, durante debate promovido pela XP Investimentos.

     Segundo o executivo, os membros do cartel têm encontrado dificuldades para coordenar seus interesses, o que impede que eles consigam chegar a um acordo sobre os preços da commodity.

     “Essa disputa é mais uma evidência de que a Opep não tem poder de determinar preço do petróleo a médio e longo prazo, porque existe um problema de coordenação de interesses. E essa guerra entre Rússia e Arábia Saudita é isso”, afirmou.

     Embora enxergue o preço do petróleo baixo por algum tempo, Castello Branco explicou que os árabes não conseguirão manter os preços em baixa por muito tempo, já que suas reservas diminuirão e isso poderá causar um problema nas finanças do país. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA