PIB do 1T20 do Japão cai 0,9% ante 4T19 e 3,4% em taxa anualizada

382

     Porto Alegre, 18 de maio de 2020 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 0,9% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o quarto trimestre de 2019, em dados sazonalmente ajustados. Em taxa anualizada, a economia japonesa recuou 3,4% na mesma base de comparação, de acordo com a leitura preliminar publicada pelo Instituto de Pesquisa Social e Econômica do governo.

     No quarto trimestre, o PIB havia recuado 1,9% ante o terceiro trimestre e 7,3% em taxa anualizada, de acordo com dados revisados, refletindo o aumento do imposto sobre vendas, o que reduziu o consumo. O segundo trimestre consecutivo de queda o PIB, devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus, coloca a economia japonesa em recessão.

     A demanda doméstica do Japão caiu 0,7% no primeiro trimestre deste ano em base trimestral, sendo que a demanda privada teve queda de 0,9% e a demanda pública ficou estável. Em taxa anualizada, a demanda doméstica caiu 2,6%, com baixa de 3,5% na demanda privada e estabilidade na pública.

     Já a balança comercial contribuiu negativamente para a formação do PIB em 0,2 ponto percentual (pp), com queda de 6,0% nas exportações em base trimestral e recuo de 4,9% nas importações.  Em taxa anualizada, as exportações caíram 21,8% e as importações 18,4%.

     O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou estado de emergência nacional em abril para conter a propagação do novo coronavírus, e começou a aliviar as restrições na semana passada. Com informações da Agência CMA.

      Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA