Área da Coopavel (PR) deve ter quebra de 10% na safra de trigo por geadas

150

     Porto Alegre, 2 de setembro 2020 – A Cooperativa Coopavel, que atua em 17 municípios do oeste e sudoeste do Paraná, estimou uma quebra de cerca de 10% na safra de trigo após as geadas que atingiram a região na segunda metade de agosto. Conforme fonte da cooperativa, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, o rendimento agora médio está estimado em 3.200 quilos por hectare, ante 3.600 quilos previstos anteriormente.

     Segundo o entrevistado, a região não deve receber mais geadas. “O que pode faltar é um pouco de chuva para o trigo”, adverte, acrescentando que o tempo já está seco nos últimos dias. De acordo com mapas meteorológicos, podem ser de 10 a 15 dias sem precipitações. A colheita iniciou na região, com 2% da área até o momento. 

     De acordo com relatório do dia 1º de setembro, 39% das lavouras restantes estão em fase de maturação, 45% em enchimento de grão e 14% em floração. A área final plantada foi estimada em 109 mil hectares, ante cerca de 96 mil hectares na temporada passada.

     Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA