Covid-19 e impasse nos EUA pesam e ações da Ásia fecham em queda predominante

210

   Porto Alegre, 27 de outubro de 2020 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam em queda, seguindo as perdas de ontem em Wall Street, em meio ao avanço de casos do novo coronavírus e refletindo o impasse nas negociações por um novo pacote de alívio nos Estados Unidos.

     O número médio de novos casos de coronavírus reportados diariamente durante a semana passada nos Estados Unidos alcançou um máximo recorde de 68.767 casos ontem. Na Europa, o avanço de infecções levou diversos governos a endurecerem medidas restritivas.

     Em Washington, a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, novamente tentaram reconciliar as diferenças sobre pacote de alívio de vírus, enquanto o tempo está se esgotando por um acordo antes das eleições presidenciais.

     Assim, pesam nos índices asiáticos “preocupação de que o aumento de casos do novo coronavírus prejudique a economia global, e as perspectivas de ajuda fiscal de Washington antes da eleição presidencial diminuíram”, segundo analistas do DBS, em relatório.

     Além disso, o crescimento do lucro das empresas industriais da China desacelerou, ao avançar 10,1% em setembro, depois da alta de 19,1% em agosto, de acordo com dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país.

     Entre as empresas, as ações do HSBC listadas em Hong Kong subiram mais de 4%, após a empresa divulgar uma queda menor do que o esperado no lucro trimestral. Os investidores também aguardam a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Ant Group.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices

asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): -0,04%, 23.485,80 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): -0,54%, 24.787,19 pontos

     Xangai Composto (Xangai): +0,10%, 3.254,32 pontos

     Kospi (Seul): -0,31%, 2.330,84 pontos

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA