fbpx
Notícias Soja

IBGE estima safra de soja em 114,7 milhões de t para 2019

Porto Alegre, 12 de fevereiro de 2019 – De acordo com o levantamento do IBGE, no presente mês, a estimativa da produção caiu 3,4% em relação a dezembro. A produção estimada foi de 114,7 milhões de toneladas. O rendimento médio e a área a ser colhida caíram 3,4% e 0,1%, respectivamente.

 

As maiores quedas da produção ocorreram no Maranhão (9,2%), Paraná (11,8%), Mato Grosso do Sul (9,7%), Mato Grosso (-1,1%), Goiás (2,2%) e Distrito Federal (10,2%), em decorrência da falta de chuvas em algumas regiões produtoras dessas Unidades da Federação.

 

Em geral, as lavouras de soja plantada antecipadamente sofreram mais, tendo a seca ocorrido nas fases fenológicas mais sensíveis, como o florescimento e o preenchimento dos grãos. As lavouras plantadas mais tardiamente parecem ter suportado melhor o período seco. Contudo, apenas com o término da colheita, pode-se ter segurança quanto à extensão das perdas de produtividade da soja em decorrência dos problemas climáticos. Em relação a 2018, apesar do aumento de 1,8% na área plantada, em relação ao ano anterior, a estimativa da produção da soja encontra-se 2,6% menor, em decorrência do rendimento médio, que apresentou retração de 4,6%. Os problemas climáticos na atual safra têm se mostrado mais intensos que em 2018. Com informações do Departamento de Comunicação Social do IBGE.

 

Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS

 

Copyright 2019 – Grupo CMA

 

Sobre o autor

Rodrigo de Moraes Vargas Ramos

Deixe um Comentário