fbpx
Economia

Negociadores dos EUA vão à China no início da próxima semana

Porto Alegre, 6 de fevereiro de 2019 – Os Estados Unidos estão enviando seu principal negociador comercial, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, a Pequim no início da semana que vem para continuar as negociações comerciais, disse uma autoridade do governo. As informações são da Agência CMA com a agência de notícias “Dow Jones”.

 

A autoridade também disse que o presidente ainda não se comprometeu em se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping – uma mudança ante os comentários de Trump da semana passada. “Eu vou me encontrar com o presidente Xi, talvez uma vez e talvez duas vezes”, disse o presidente em uma reunião com o vice-premiê chinês Liu He na quinta-feira passada.

 

Uma reunião entre os dois presidentes indicaria que as negociações estavam quase terminadas, de acordo com especialistas em comércio, com os dois presidentes prontos para fazer as concessões finais prontas para um acordo. A autoridade norte-americana enfatizou que a falta de compromisso com uma reunião não era um sinal as negociações haviam parado. “A vibe foi boa”, disse o oficial sobre as negociações da semana passada.

 

Nas conversações entre os dois países na semana passada em Washington, disse a autoridade, os chineses concordaram em ampliar as áreas de discussão para incluir itens que a China havia declarado anteriormente fora dos limites por razões de segurança nacional.

 

Isso incluiria o hacking de empresas dos Estados Unidos, disse a fonte, sem dar mais detalhes. Um ponto de discórdia tem sido a recusa da China em ceder à exigência de que fornecedores estrangeiros de serviços de computação em nuvem localizem seus servidores na China – uma demanda que os Estados Unidos dizem que torna dados e software vulneráveis ao acesso chinês.

 

A nova rodada de negociações foi iniciada em primeiro de dezembro de 2018, quando Xi e Trump se reuniram em Buenos Aires e concordaram com uma trégua de 90 dias na disputa comercial.

 

Revisão: Rodrigo Ramos ([email protected]) / Agência SAFRAS

 

Copyright 2019 – Grupo CMA

 

 

 

 

Sobre o autor

Rodrigo de Moraes Vargas Ramos

Deixe um Comentário