fbpx
Notícias Café

Nova York fecha em alta com correção técnica

Porto Alegre, 13 de março de 2019 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações da quarta-feira com preços mais altos.

 

O mercado reagiu com fatores técnicos frente às fortes perdas acumuladas no mês até agora, enquanto a valorização do dólar frente ao real limitou os ganhos, na medida em que estimula os embarques do Brasil. Nova alta do petróleo completou o cenário positivo para os futuros do café.

 

Nos fundamentos, no entanto, o sentimento de abastecimento tranquilo em termos mundiais acaba de ser reforçado pela divulgação dos dados de exportação do Brasil.

 

As exportações de café verde do Brasil alcançaram 3,14 milhões de sacas de 60 quilos em fevereiro, alta de 40,5% ante igual período do ano passado, informou o Conselho dos Exportadores de Café do país (Cecafé) nesta quarta-feira.

 

Do total embarcado no mês passado, 2,95 milhões de sacas foram da variedade arábica, a mais cultivada no país, com incremento de 33,7% na comparação anual. Quanto ao robusta, as vendas somaram 189,84 mil sacas, forte alta de 582,2% sobre igual mês de 2018.

 

Foram ainda enviadas ao exterior 281,51 mil sacas de café solúvel (+2,5%) e 716 sacas de torrado & moído (-39,1%).

 

Assim, considerando-se os embarques totais, entre cafés verdes e industrializados, o país exportou no mês passado 3,42 milhões de sacas, expansão de 36,3% frente a igual período de 2018, disse o Cecafé.

 

“Os volumes de exportação de café apresentados em fevereiro registram o segundo recorde mensal consecutivo e histórico neste ano. Tudo indica que, se continuarmos nessa performance, deveremos encerrar o ano cafeeiro próximo a 40 milhões de sacas, o que também será um recorde histórico”, disse em nota o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

Os contratos com entrega em maio/2019 fecharam o dia a 97,65 centavos de dólar por libra-peso, com valorização de 1,65 centavo, ou de +1,71%. Julho fechou a 100,35 cents, com alta de 1,60 centavo, ou de +1,62%.

 

Fábio Rübenich ([email protected]) Agência SAFRAS

 

Copyright 2019 – Grupo CMA

Sobre o autor

Fabio Rubenich

Deixe um Comentário