fbpx
Destaque Bioenergia Mercado

Preços do etanol anidro sobem com demanda firme e safra distante

Porto Alegre, 12 de março de 2019 – Os preços do etanol ficaram entre estáveis a mais altos no cenário doméstico nesta terça-feira, em dia de moderado volumes negociados. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Maurício Muruci, os preços seguem com viés de alta diante da demanda aquecida, novamente evidenciada hoje nos dados de safra da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

 

“A pressão de alta também é grande diante do tempo que ainda falta para a safra iniciar na principal região produtora. Os reservatórios das usinas só devem começar a encher efetivamente a partir de maio, ainda mais com as recentes chuvas que atrasarão o início dos trabalhos de colheita da cana”, apontou Muruci.

 

Vendas de etanol

 

As unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 2,45 bilhões de litros em fevereiro, sendo 2,37 bilhão de litros destinados ao consumo interno e apenas 85,42 milhões ao mercado internacional.

 

Do total comercializado internamente, 653,31 milhões de litros foram de etanol anidro e 1,71 bilhão de litros de etanol hidratado, com expressivo crescimento de 46,62% em relação aos 1,17 bilhão de litros vendidos em fevereiro de 2018.

 

Antonio de Padua Rodrigues, diretor-técnico da União da Indústria de

Cana-de-Açúcar (UNICA), destaca que “o volume de hidratado vendido em

fevereiro deste ano representa um recorde histórico para o mês e sinaliza a manutenção das vendas aquecidas do biocombustível”.

 

Com efeito, as vendas de hidratado por dia útil registraram 85,84 milhões de litros em fevereiro, com crescimento de 3,20% em relação aos 83,20 milhões de litros verificados no mês anterior.

 

“Esses números reforçam a opção do consumidor pelo hidratado e

indicam que o volume comercializado em fevereiro só apresentou retração em relação a janeiro por causa do menor número de dias úteis”, explicou Rodrigues.

 

No agregado desde abril de 2018 até 1 de março de 2019, as vendas de

etanol pelas unidades do Centro-Sul totalizaram 28,41 bilhões de litros, com 1,48 bilhão de litros direcionados para exportação e 26,93 bilhões de litros ao mercado interno.

 

Desse total destinado ao mercado doméstico, o volume acumulado de etanol hidratado comercializado (19,21 bilhões de litros) representa crescimento de 36,05% na comparação com o volume apurado no mesmo período da safra 2017/2018.

 

Fábio Rübenich ([email protected]) / Agência SAFRAS

 

Copyright 2019 – Grupo CMA

 

Sobre o autor

Fabio Rubenich

Deixe um Comentário