fbpx
Destaque Arroz

Produção brasileira de arroz deve recuar 5,7% na temporada 2018/19 – SAFRAS

 

Porto Alegre, 15 de fevereiro de 2019 – De acordo com o novo levantamento realizado por SAFRAS & Mercado, a área a ser plantada com arroz no Brasil na temporada 2018/19 está estimada em 1,840 milhão de hectares, o que representa um decréscimo de 1,9% em relação à da safra anterior. O potencial de produção brasileiro é de 10,840 milhão de toneladas, 5,7% inferior às 11,499 milhões de toneladas da safra 2017/18. No levantamento anterior, de 23 de novembro, eram esperadas 11,887 milhões de toneladas.

 

Conforme o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana, a estimativa de safra brasileira de arroz tem como principal novidade o corte de produção e produtividade no estado do Rio Grande do Sul. “O estado, maior produtor de arroz do país, teve grandes perdas de produtividade devido ao grande volume de chuvas que atingiu a fronteira oeste e a região da campanha no mês de janeiro”, explica.

 

“As perdas poderiam ser maiores se as chuvas não tivessem cessado no mês de fevereiro”, frisa o analista. “O clima positivo para o cereal nas últimas semanas deu suporte para o desenvolvimento normal das plantas que não foram perdidas. Desta forma, temos uma quebra de safra menor que o esperado até o início do mês de fevereiro”, pondera Viana.

 

Sobre o autor

Rodrigo de Moraes Vargas Ramos

Deixe um Comentário