Necessidade de importação deve seguir dando suporte ao preço do arroz

135

     Porto Alegre, 11 de outubro de 2019 – O mercado gaúcho de arroz, principal referencial nacional, teve incremento nos preços na segunda semana de outubro. A saca de 50 quilos do arroz em casca encerrou a quinta-feira (10) cotada a R$ 45,79, uma elevação de 0,66% em relação à semana anterior. Em 30 dias, acumula ganhos de 1,44%.

     De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), de março a setembro deste ano já foram exportadas 760 mil toneladas de arroz (base casca), enquanto a importação foi de 636 mil toneladas. “Isto gera um superávit de 124 mil toneladas de arroz até o final do mês passado”, destaca Gabriel Viana, analista de SAFRAS & Mercado.

     “Tendo em vista o quadro de estoques apertados, é necessário a importação de pelo menos 400 mil toneladas a mais do que for exportado nos próximos cinco meses de ano comercial para suprir a demanda no país”, lembra o analista.

     Com o dólar elevado frente ao real, os preços do cereal devem, conforme Viena, se manter firmes nas próximas semanas. “Contando com alguma volatilidade em períodos de maior oferta por parte de produtores que necessitam fazer caixa”, pondera.

     Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2019 – Grupo CMA